Quarta, 30 de Abril de 2025
24°C 31°C
João Pessoa, PB
Publicidade

Hospital Dia realiza primeiro mutirão de colonoscopia em João Pessoa

Ação pioneira é parte da campanha Março Azul e reforça a importância da prevenção ao câncer de intestino Matéria:

Redação Ascompautadupla
Por: Redação Ascompautadupla Fonte: Secom-JP
25/03/2025 às 23h20
Hospital Dia realiza primeiro mutirão de colonoscopia em João Pessoa
Fotografia: Letícia Beatriz

Nesta terça-feira (25), a Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou um marco na saúde pública: o primeiro mutirão de colonoscopia no Hospital Dia Irmã Beatriz Fragoso, situado no bairro Jaguaribe. A iniciativa integra a campanha Março Azul, que tem como objetivo conscientizar sobre a prevenção do câncer de intestino, uma das principais causas de morte no Brasil.

Continua após a publicidade
Anúncio


Ao longo do dia, 20 exames de colonoscopia foram realizados. Esses exames desempenham um papel crucial no diagnóstico precoce do câncer colorretal, uma doença silenciosa e perigosa que pode ser evitada com medidas preventivas. “Esperamos mais de 45 mil novos casos de câncer colorretal no Brasil em 2025. Este mutirão e nossa campanha querem mostrar que a prevenção é possível, seja por bons hábitos de vida ou pela realização de exames como a colonoscopia, que historicamente tem acesso limitado”, explicou a médica Shirlane Frutuoso, coordenadora do programa de Residência Médica em Coloproctologia da SMS.


O diretor técnico do Hospital Dia, Dr. Thiago Carvalho, destacou o impacto do mutirão na ampliação dos serviços de prevenção e na promoção da saúde primária. “Além de diagnosticar precocemente o câncer colorretal, essa ação promove um atendimento mais integrado e acessível à população acima de 45 anos”, enfatizou.


Os pacientes demonstraram aprovação pela iniciativa. Edivânia Ramos, moradora do bairro de Cruz das Armas, expressou sua gratidão pelo cuidado recebido. “Percebi sangue nas fezes e logo procurei ajuda médica. O exame foi marcado rapidamente, e hoje, tudo correu perfeitamente. Estou aliviada e grata por esse atendimento tão ágil e atencioso”, contou.


Outro destaque foi a facilidade de acesso ao exame. Por meio do aplicativo “João Pessoa na Palma da Mão” ou das Unidades de Saúde da Família, os moradores podem realizar o agendamento sem complicações, um avanço que surpreendeu positivamente muitos usuários, como Genilson Oliveira, do bairro das Trincheiras.


A ação desta terça-feira integra a programação da campanha Março Azul, que já realizou mutirões semelhantes no Hospital Santa Isabel e conta com outra etapa agendada para o Hospital Universitário Lauro Wanderley no próximo sábado.
Com iniciativas como essa, João Pessoa avança na luta contra o câncer colorretal, mostrando que cuidados preventivos e diagnósticos acessíveis podem salvar vidas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias