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CMJP apresenta ‘Alê Câmara’, assistente virtual para interação com o cidadão
Nova ferramenta promete simplificar o acesso aos serviços e informações do Legislativo Municipal.
24/04/2025 14h52
Por: Redação Ascompautadupla Fonte: camara.leg.br
Clarisse Oliveira

Na próxima segunda-feira (28), a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) lançará oficialmente ‘Alê Câmara’, uma assistente virtual projetada para aproximar os cidadãos dos serviços e ações oferecidos pela Casa Napoleão Laureano. A novidade já está disponível para acesso no site e nas redes sociais da CMJP e foi criada para transformar a interação com o Legislativo em algo prático, acessível e eficiente.

‘Alê’ é um chatbot desenvolvido com tecnologia de Inteligência Artificial para responder dúvidas da população sobre o Legislativo Municipal, receber sugestões de melhorias e até propostas de Projetos de Lei. Integrado ao WhatsApp, o assistente virtual tem como objetivo tornar o acesso às informações do Legislativo mais rápido, intuitivo e descomplicado. “É uma ponte entre os cidadãos e serviços como consulta de projetos, leis, e acompanhamento das discussões da Câmara,” destacou Suetoni Souto Maior, diretor de comunicação da CMJP, durante entrevista na Rádio Câmara.

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A iniciativa foi idealizada em parceria com a Sin Comunicação e conta com o trabalho de especialistas como Germana Samara e o desenvolvedor Humberto Ramalho. “Alê vai atravessar gerações, tornando-se um canal de comunicação poderoso para os pessoenses. O WhatsApp, presente em quase todos os smartphones no Brasil, garante acessibilidade e conectividade, permitindo que o cidadão esteja mais perto do vereador e da Câmara,” afirmou Germana, ressaltando o papel humanizado da tecnologia.

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Humberto Ramalho também explicou as funcionalidades de ‘Alê’: desde a comunicação diária sobre a produção legislativa, até a possibilidade de sugerir ideias e apresentar soluções. “A ferramenta é simples, intuitiva e foi pensada para facilitar a vida do cidadão. É como ter uma ouvidoria na palma da mão,” acrescentou.

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Uma característica marcante de ‘Alê’ é a personalização no atendimento. Após o cadastro inicial, o assistente virtual reconhece o usuário e adapta suas interações. “Ela cria um relacionamento próximo e direto com o cidadão, cumprimentando-o e atendendo suas demandas de maneira personalizada,” concluiu Suetoni.

Com o lançamento de ‘Alê Câmara’, a CMJP inova em sua comunicação com a população, reafirmando seu compromisso com a transparência, eficiência e conexão com os pessoenses. Um avanço significativo no uso de tecnologia para fortalecer a relação entre o Legislativo e os cidadãos da capital paraibana.