Economia Negócios
Momento é indicado para a retomada dos planos financeiros
Especialista dá dicas para investimentos depois do término do primeiro trimestre
24/04/2025 15h01
Por: Redação Ascompautadupla Fonte: Agência Dino

O início do ano é marcado por uma sequência de gastos que, muitas vezes, comprometem o orçamento familiar e empresarial. Férias, Carnaval, contas sazonais, impostos como IPVA e IPTU e, mais recentemente, o feriadão da Semana Santa e Dia de Tiradentes, 21 de abril. Para muitas famílias significam viagens, encontros e despesas extras, o que acaba adiando o foco em metas e investimentos pessoais. Agora, com o fim do primeiro trimestre, chegou o momento de colocar a vida financeira em dia e retomar os objetivos traçados no início do ano, segundo especialista.

De acordo com a diretora regional da Unicred do Brasil – Núcleo Multirregional, Carolina Ramos, o momento é ideal para organizar as finanças e direcionar esforços para quitar dívidas, sair do vermelho e realizar os sonhos idealizados para 2025, como aquisição ou troca de veículo, compra da casa própria e outros investimentos. "Passado esse ciclo de despesas típicas do primeiro trimestre, é possível reavaliar prioridades e escolher as melhores alternativas para tirar os projetos do papel", explica.

Continua após a publicidade

Carolina lembra que o Indicador de Reincidência da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), apontou que, em fevereiro de 2025, do total de negativações, 85,88% foram de devedores reincidentes, o que significa que já tinham aparecido no cadastro de inadimplentes nos últimos 12 meses.

Continua após a publicidade

Diante disso, entre as estratégias recomendadas estão as linhas de crédito, que são adequadas de acordo com o perfil e as finalidades do investimento. Entre as principais modalidades, destacam-se as linhas de crédito pessoal, ideais para quem precisa organizar as finanças, investir em educação, realizar viagens, quitar dívidas ou concretizar projetos importantes.

Continua após a publicidade

Para quem deseja investir no futuro, há linhas de crédito para aquisição de veículos, imóveis e equipamentos, tanto para uso pessoal quanto para consultórios, clínicas e empresas. "Além disso, é possível contar com o crédito para capital de giro, reformas, compra de equipamentos médicos, modernização do consultório ou expansão de negócios, com prazos e condições especialmente negociadas para o cooperado, com taxas de administração competitivas e flexibilidade nos planos", afirma Carolina.

No caso da aquisição de bens, a diretora da Unicred destaca o papel dos consórcios, que permitem organizar a compra de forma programada e econômica, com avaliação de investimentos já realizados para identificar oportunidades de resgate sem prejuízos. Acrescenta a importância de se obter informações sobre os tipos de seguros e proteções financeiras indicados para cada bem, antes mesmo das aquisições, garantindo que o patrimônio seja preservado assim que o objetivo for alcançado.

"Esse momento de retomada é essencial para organizar o orçamento, definir prazos, revisar metas e aproveitar as melhores oportunidades do mercado. Realizar sonhos e conquistar novos bens exige disciplina, planejamento e, principalmente, boas escolhas financeiras. Por isso, é fundamental buscar orientação especializada, que ajude a tomar decisões seguras e personalizadas para cada situação", reforça Carolina.