Geral Paraíba
CGE promove o curso ‘Gestão de Riscos Fiscais’ para profissionais de quatro secretarias
A Controladoria-Geral do Estado, por meio do Programa de Modernização da Gestão Fiscal (PROFISCO), iniciou nesta segunda-feira (28) o curso de Gest...
28/04/2025 16h53
Por: Redação Ascompautadupla Fonte: Secom Paraíba

A Controladoria-Geral do Estado, por meio do Programa de Modernização da Gestão Fiscal (PROFISCO), iniciou nesta segunda-feira (28) o curso de Gestão de Riscos Fiscais, que tem por foco capacitar profissionais da pasta e das Secretarias de Estado da Fazenda, do Planejamento, e da Procuradoria-Geral do Estado, que atuam diretamente nos temas relacionados à gestão de riscos fiscais.

O treinamento, que ocorrerá até a próxima quarta-feira (30), é ministrado pela Dra. Selene Peres, especialista em Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e Gestão de Riscos Fiscais, reconhecida nacionalmente pela excelência na formação de gestores públicos. Ela atuou diretamente na elaboração da Minuta da Lei de Reponsabilidade Fiscal (LRF).

Continua após a publicidade

Entre os temas abordados no curso estão ‘Diagnóstico de Riscos Fiscais Estruturais e Contingentes; ‘Avaliação de Impactos Financeiros e Medidas de Mitigação’; ‘Estratégias para Fortalecimento da Sustentabilidade Fiscal’, e a ‘Integração da Gestão de Riscos às Exigências da LRF’.

Continua após a publicidade

Importância da capacitação

Continua após a publicidade

Na abertura do treinamento, o secretário do Planejamento, Gilmar Martins, e o secretário-chefe da Controladoria Geral do Estado, Letácio Guedes, destacaram a importância da capacitação dos técnicos envolvidos diretamente com gestão dos riscos fiscais, que se não devidamente e tempestivamente identificados e mitigados, podem comprometer o alcance dos objetivos definidos pela gestão pública.

Equilíbrio fiscal

A Paraíba vem alcançado resultados positivos nos investimentos públicos e o equilíbrio fiscal é um dos pilares dessas conquistas, referendado por uma das maiores agências de rating do mundo, a Standard & Poors, que mais uma vez concedeu ao estado o rating brAAA- estável, nota mais alta para um ente subnacional. A Paraíba é CAPAG A (Capacidade de Pagamento) pelo Tesouro Nacional pelo quarto ano consecutivo.