Terça, 29 de Abril de 2025
25°C 30°C
João Pessoa, PB
Publicidade

Referência em robótica: Equipe de estudantes da rede estadual conquista o segundo lugar na RoboCup das Américas

A equipe Bumblebee, formada por estudantes e professores da Escola Cidadã Integral Técnica Monsenhor Pedro Anísio Bezerra Dantas, integrante da 1ª ...

Redação Ascompautadupla
Por: Redação Ascompautadupla Fonte: Secom Paraíba
28/04/2025 às 19h14 Atualizada em 28/04/2025 às 23h42
Referência em robótica: Equipe de estudantes da rede estadual conquista o segundo lugar na RoboCup das Américas
Foto: Reprodução/Secom Paraíba

A equipe Bumblebee, formada por estudantes e professores da Escola Cidadã Integral Técnica Monsenhor Pedro Anísio Bezerra Dantas, integrante da 1ª Gerência Regional de Educação, conquistou, nesta segunda-feira (28), o segundo lugar na categoria OnStage da RoboCupJunior Américas Super-Regional 2025. O evento, que está acontecendo no estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos, reúne equipes de diferentes países das Américas do Norte, Central e do Sul. A competição está sendo promovida pela RoboCup Federation.

Continua após a publicidade
Anúncio

Representando o Brasil e a Paraíba, os estudantes se destacaram como a única equipe de escola pública na modalidade artística, que combina criatividade e tecnologia em apresentações coreografadas com robôs. A participação da equipe paraibana foi viabilizada após sua classificação na etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), no ano passado. Sete estudantes, sendo três egressos e dois professores da ECIT Pedro Anísio integraram a delegação, sendo eles: Allyce Guedes de Souza, Gabriel Silva Gomes, Miguel Lucas Luna de Souza Silva, Rayanne Maria Sales dos Santos, Gabriel de Lima Almeida, Rany Luane Soares Bezerra e Nathielly Almeida da Silva. O grupo também contou com representantes da Secretaria de Estado da Educação (SEE-PB) e da organização estadual da OBR na Paraíba.

A RoboCupJunior Américas Super-Regional é um evento que busca fomentar o interesse dos jovens nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, por meio de competições em três ligas principais: Futebol, Resgate e OnStage. A equipe paraibana competiu na modalidade OnStage, voltada para a criação de apresentações artísticas com robôs autônomos, que avaliam aspectos como criatividade, design, programação e autonomia das máquinas. Desde sua chegada aos Estados Unidos, a equipe intensificou os treinamentos e ajustes dos robôs, realizando ensaios no próprio hotel até o início da competição.

O desempenho da delegação foi reconhecido com a conquista do segundo lugar na categoria. Segundo o estudante egresso Miguel Lucas, a experiência foi resultado de muito esforço e dedicação desde o ano passado, quando a equipe começou os preparativos. “A gente conseguiu colher agora no pódio todo o nosso esforço, e foi uma experiência completamente gratificante, não só para mim, como para todos os participantes. A gente sabe do sacrifício que foi para cada um. Levar esse prêmio para nossa casa é extremamente gratificante”, declarou o estudante, que hoje cursa o ensino superior, após sua formação técnica na ECIT Pedro Anísio.

Também integrante da equipe, a estudante Rany Luane Soares Bezerra, atualmente na 3º série do ensino médio na ECIT Pedro Anísio, destacou a importância da oportunidade vivenciada. “Ter participado da RoboCup das Américas foi uma experiência incrível. Muita emoção e aprendizado. Nós fomos a única escola pública a participar da categoria artística, e sou muito grata a todos que nos apoiaram até aqui”, afirmou. A conquista reafirma a capacidade da rede pública estadual de oferecer formação técnica de qualidade e competitiva em nível internacional.

A delegação foi acompanhada pelos professores Heronides Anízio Pereira Laurentino e Crismarkes Ferreira dos Santos, que atuaram na orientação da equipe, e também pelos representantes Karine Heloise Felix de Sousa e Thalles Albuquerque de Araújo. Este último, coordenador de robótica da Rede Estadual, acompanhou a preparação e os ensaios técnicos da equipe. “Estamos muito felizes com o resultado, porque isso é fruto do investimento feito em tecnologia educacional e da dedicação dos nossos estudantes. Essa conquista mostra que a escola pública pode ir tão longe quanto qualquer outra”, destacou Thalles Araújo.

O secretário de Estado da Educação da Paraíba, Wilson Filho, ressaltou que a conquista de mais uma escola da Rede Estadual evidencia o potencial dos estudantes e professores e a importância de se investir na Educação. “Estamos proporcionando aos alunos a infraestrutura necessária para desenvolverem competências e eles estão dando um show. Essa conquista consolida a Paraíba como referência nacional em educação tecnológica, evidenciando o potencial de seus estudantes e professores. Além da conquista na competição, essas experiências internacionais proporcionam aos alunos vivências multiculturais, enriquecendo ainda mais a formação pessoal e acadêmica deles”, disse.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias