Polícia Pautadupla.com.br
Saúde e desafios jurídicos podem limitar campanha de Bolsonaro em 2026
Aliados avaliam impacto das cirurgias e inquérito no STF sobre estratégia eleitoral
05/05/2025 07h04
Por: Redação Ascompautadupla Fonte: ascompautadupla
Reprodução/Internet

Apesar da alta hospitalar de Jair Bolsonaro, aliados admitem nos bastidores que o ex-presidente pode ter dificuldades para manter o ritmo intenso de campanha nas eleições de 2026. A preocupação decorre das sucessivas cirurgias relacionadas ao atentado que sofreu em 2018 e da possibilidade de condenação no inquérito do golpe, que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF).


Bolsonaro segue inelegível, mas promete registrar sua candidatura e, caso seja barrado pela Justiça Eleitoral, pretende nomear um substituto, estratégia semelhante à adotada por Lula em 2018. Nos bastidores, lideranças da direita já discutem alternativas, sendo o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), apontado como favorito para a missão.

Continua após a publicidade


Outros nomes também surgem como possíveis candidatos, incluindo os governadores Romeu Zema (Novo), Ronaldo Caiado (União Brasil) e Ratinho Jr. (PSD). Enquanto isso, o cenário político segue em movimentação, com articulações lideradas por Michel Temer (MDB) e debates internos sobre o futuro da direita no Brasil.

Continua após a publicidade