João Pessoa segue como um dos principais polos de empregabilidade do Nordeste ao registrar um saldo positivo de 1.620 postos de trabalho com carteira assinada no mês de abril, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego. O avanço, impulsionado pelos setores de Serviços (838 contratações) e Construção Civil (564), consolidou a cidade como a terceira capital nordestina que mais contratou em 2025.
Além do desempenho de abril, a Capital paraibana manteve um ritmo de crescimento ao longo do ano. Com uma expansão de 1,92% nas contratações entre janeiro e abril, João Pessoa ficou atrás apenas de Salvador (2,29%) e Recife (1,97%) no ranking regional. Setores como Construção Civil, que apresentou um aumento de 5,3% nas contratações, e Indústria, com 2,85%, foram os principais responsáveis pela geração de oportunidades.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), Bruno Farias, esses números refletem a força da economia local. “O bom desempenho da Capital é resultado de diversas iniciativas promovidas pela sociedade civil, além da parceria entre os governos municipal, estadual e federal. A Prefeitura tem trabalhado para criar um ambiente favorável aos negócios, incentivando o mercado e o surgimento de novas empresas”, destacou.
Apoio ao trabalhador e empreendedorismo
Além das políticas voltadas ao desenvolvimento econômico, João Pessoa tem apostado na capacitação profissional como ferramenta para ampliar as chances de inserção no mercado de trabalho. A Sedest organiza anualmente a Feira da Empregabilidade e do Empreendedorismo, que conecta empresas a candidatos e incentiva novos negócios, além de oferecer cursos e capacitações para quem busca oportunidades de trabalho ou deseja empreender.
Virada no mercado de trabalho
Nos últimos anos, João Pessoa tem conseguido reverter quadros negativos e consolidar saldos positivos consecutivos na geração de empregos. De acordo com o Caged, após o fechamento de quase 5 mil postos de trabalho em 2020, a cidade apresentou crescimento constante: foram mais de 15 mil novos empregos em 2021, mais de 8 mil em 2022, mais de 10 mil em 2023 e quase 14 mil em 2024. No acumulado entre janeiro de 2021 e abril de 2025, a Capital já criou mais de 51 mil vagas formais.
Essa trajetória reforça João Pessoa como uma cidade de oportunidades, atraindo novos trabalhadores e investidores. “Essa tendência deve continuar ao longo de 2025, e devemos manter o otimismo com os resultados obtidos até agora”, afirmou o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, João Bosco.
Com uma economia em crescimento e um mercado de trabalho aquecido, João Pessoa se consolida como um dos grandes destaques do Nordeste na geração de empregos e na criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento profissional e empresarial.