Brasil Tempestade
Número de mortos por chuvas no Sul do Brasil sobe para 56
A autoridade de defesa civil do Rio Grande do Sul disse que 67 pessoas ainda estão desaparecidas
04/05/2024 11h29
Por: Redação Ascompautadupla Fonte: Reuters
Reuters
O número de mortos devido às chuvas no estado do Rio Grande do Sul, no extremo sul do Brasil, subiu para 56, disseram autoridades locais na manhã de sábado, enquanto dezenas ainda não foram localizadas.
A autoridade de defesa civil do Rio Grande do Sul disse que 67 pessoas ainda estão desaparecidas e quase 25 mil foram deslocadas, já que as tempestades afetaram mais da metade das 497 cidades do estado, que faz fronteira com o Uruguai e a Argentina.
As enchentes destruíram estradas e pontes em diversas regiões do estado. A tempestade também provocou deslizamentos de terra e o colapso parcial de uma barragem numa pequena central hidroeléctrica. Uma segunda barragem na cidade de Bento Gonçalves também corre risco de rompimento, disseram as autoridades.
Em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, o rio Guaíba transbordou, inundando ruas.
O aeroporto internacional de Porto Alegre suspendeu todos os voos por tempo indeterminado.
O governador do estado, Eduardo Leite, disse a repórteres na noite de sexta-feira que o número de mortos ainda pode aumentar.
Mais chuvas podem atingir as regiões norte do estado no sábado, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil, e as autoridades instaram as pessoas que vivem em áreas de risco a procurarem abrigo em outros lugares.