Terça, 29 de Abril de 2025
25°C 30°C
João Pessoa, PB
Publicidade

Museu do Judiciário Paraibano Será Reaberto à Visitação Pública

Um Mergulho na História do Poder Judiciário

Redação Ascompautadupla
Por: Redação Ascompautadupla Fonte: ColunaRafaelPautaDupla
08/08/2024 às 21h15
Museu do Judiciário Paraibano Será Reaberto à Visitação Pública
Reprodução/Internet

O Museu do Judiciário Paraibano, localizado no Palácio da Justiça da Paraíba, será reaberto ao público em agosto, após um período de revitalização. A iniciativa, coordenada pela Comissão de Cultura e Memória do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), presidida pelo desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, visa proporcionar aos visitantes uma verdadeira viagem ao passado.

Continua após a publicidade
Anúncio

A reabertura do museu é parte de um projeto maior intitulado “Conheça o Palácio da Justiça e sua História”, que busca resgatar e preservar a memória do Poder Judiciário estadual. O presidente do TJPB, desembargador João Benedito da Silva, destacou a importância do evento: "Estamos apresentando uma nova fase do acervo do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba e da Cripta do Presidente Epitácio Pessoa. Nosso prédio, que é secular, foi totalmente restaurado e revitalizado. Ele está pronto, aberto ao público e é muito bonito".

Os visitantes terão a oportunidade de explorar diversos espaços históricos do Palácio da Justiça, incluindo o auditório, onde será exibido um vídeo com um resumo da história do Tribunal. O percurso inclui o hall de entrada, o Salão Nobre e o Pleno Histórico, locais que abrigam peças antigas e uma galeria de fotografias dos ex-presidentes do TJPB.

No Salão Nobre, a história está gravada desde a entrada, com portas em madeira entalhada, dourada e envernizada. A Sala Leste apresenta uma mesa em estilo neoclássico e uma galeria de fotos de presidentes do TJPB que assumiram o Governo do Estado. “O que vamos apresentar são móveis, utensílios, processos históricos, fotografias, livros e toda a produção literária do nosso Tribunal, que já vai completar 133 anos de sua fundação”, explicou o desembargador Marcos Cavalcanti.

Além do museu, os visitantes poderão conhecer a Cripta Epitácio Pessoa, localizada no subsolo do Palácio da Justiça. Este espaço abriga os restos mortais do Presidente Epitácio Pessoa e sua esposa, Mary Sayão Pessoa, além de um acervo de fotografias, documentos e objetos pessoais do casal.

A reabertura do Museu do Judiciário Paraibano representa uma oportunidade única para estudantes, historiadores e o público em geral conhecerem mais sobre a rica história do Poder Judiciário da Paraíba e do Brasil.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias