Polícia A Casa caiu
Fugitivos de Mossoró são presos após 50 dias
Após 50 dias de buscas, os dois detentos que escaparam do presídio de segurança máxima foram encontrados em Marabá (PA)
04/04/2024 18h27
Por: Redação Ascompautadupla Fonte: Folha de S.Paulo
(Foto: Reprodução)

Os dois presos fugitivos da penitenciária federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, foram recapturados nesta quinta-feira (4), por volta das 13h30. Segundo informações do Ministério da Justiça e Segurança Pública, eles foram encontrados em Marabá, no Pará, cerca de 1,6 mil quilômetros de distância do presídio de segurança máxima. Durante os 50 dias em que estavam foragidos, foi montada uma força-tarefa de cerca de 500 agentes para encontrar os dois.

Os fugitivos estavam cada um em um carro, com comparsas, e eram seguidos por um terceiro veículo, que fazia a escolta. Rogério da Silva Mendonça, 33, e Deibson Cabral Nascimento, 35, que integram a facção Comando Vermelho do Acre, seguiam de Belém para o município de Marabá, segundo a PF, que encontrou com os fugitivos um fuzil. O grupo foi recapturado em uma ação conjunta entre a PF e a PRF na BR-222, nas imediações de uma ponte rodoferroviária…

Continua após a publicidade

Segundo o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, os fugitivos vão voltar para a unidade prisional de Mossoró, onde vão ficar separados. “Eles voltarão para a penitenciária de onde fugiram, em Mossoró, totalmente reformulada. Haverá inspeção diária. A direção foi trocada. De lá certamente não se evadirão”, afirma.

Continua após a publicidade

A fuga foi a primeira registrada no sistema penitenciário federal desde que este foi criado, em 2006, com o objetivo de isolar lideranças de organizações criminosas e presos de alta periculosidade.

Continua após a publicidade

A unidade potiguar estava passando por uma reforma interna. Investigações preliminares indicam que Mendonça e Nascimento usaram ferramentas que encontraram largadas dentro do presídio para abrir o buraco por onde fugiram de suas celas individuais.