O ex-presidente Jair Bolsonaro permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital DF Star, em Brasília, neste domingo, 27. Segundo boletim médico divulgado pela unidade, Bolsonaro apresenta melhora progressiva nos exames laboratoriais do fígado e sinais iniciais de movimentos intestinais espontâneos.
Apesar dos avanços, o ex-presidente ainda não tem condições de receber alimentação por via oral ou sonda gástrica, permanecendo com suporte calórico e nutricional por via endovenosa. Ele também realiza fisioterapia motora e recebe medidas preventivas contra trombose venosa.
Internação e complicações
Bolsonaro está hospitalizado desde 11 de abril, quando deu entrada em um hospital municipal no interior do Rio Grande do Norte devido a fortes dores abdominais relacionadas à facada sofrida em 2018, durante sua campanha presidencial. Após ser transferido para Brasília, ele passou por uma cirurgia de 11 horas para tratar complicações intestinais.
Tensão com o STF
Na última quarta-feira, 23, o ex-presidente foi intimado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para apresentar sua defesa em um processo que o acusa de tentar dar um golpe de Estado após perder as eleições de 2022. A intimação ocorreu enquanto Bolsonaro estava na UTI, gerando irritação e uma piora clínica.
Sem previsão de alta, Bolsonaro segue em recuperação, com restrição de visitas e acompanhamento médico intensivo.