Quarta, 30 de Abril de 2025
24°C 31°C
João Pessoa, PB
Publicidade

28 creches com obras paralisadas na Paraíba: Compromisso com a primeira infância questionado?

Mais de um quarto das obras do programa Paraíba Primeira Infância estão paradas, frustrando sonhos de acesso à educação de qualidade para milhares de crianças.

Redação Ascompautadupla
Por: Redação Ascompautadupla Fonte: TCE
18/05/2024 às 13h27
28 creches com obras paralisadas na Paraíba: Compromisso com a primeira infância questionado?
Reprodução/Internet

A alegria das crianças no futuro está sendo adiada em 28 municípios da Paraíba. Uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) constatou a paralisação das obras de creches em diversas cidades, lançando um balde de água fria nas expectativas de famílias que aguardam ansiosamente por vagas em creches de qualidade.

Continua após a publicidade
Anúncio

Um programa com potencial, agora estagnado:

O programa Paraíba Primeira Infância, idealizado com o objetivo de ampliar o acesso à educação infantil de qualidade, parece ter perdido o fôlego. As obras de 28 creches, que deveriam estar em pleno andamento, estão paralisadas, impedindo que milhares de crianças recebam a devida atenção e o ensino adequados para a sua faixa etária.

Sonhos adiados, futuro incerto:

Famílias que sonhavam com um futuro promissor para seus filhos, com acesso à educação desde os primeiros anos de vida, agora se veem frustradas e com a sensação de que seus direitos estão sendo negligenciados. A paralisação das obras das creches representa um retrocesso no desenvolvimento social e educacional das crianças, impactando diretamente o seu futuro.

Um alerta para as autoridades:

O TCE-PB, ao revelar essa realidade preocupante, faz um alerta para as autoridades competentes. É urgente que medidas sejam tomadas para que as obras sejam retomadas e concluídas o mais rápido possível, garantindo o direito à educação infantil de qualidade para todas as crianças paraibanas.

Dados que revelam a dimensão do problema:

  • 110 creches foram fiscalizadas pelo TCE-PB.
  • 28 obras estão paralisadas, um aumento em relação ao ano passado.
  • 58 obras estão em andamento.
  • Mais de 20 milhões de crianças no Brasil são beneficiadas pelo Bolsa Família.
  • O valor médio do benefício do Bolsa Família em maio de 2024 é de R$ 682,32.

Um compromisso que precisa ser honrado:

A educação das crianças é um investimento fundamental para o futuro do país. É inadmissível que obras de creches sejam paralisadas, privando milhares de crianças do acesso à educação de qualidade que merecem e precisam. As autoridades responsáveis devem agir com rapidez e transparência para que os sonhos de um futuro melhor para as crianças da Paraíba não sejam adiados por mais tempo.

Lembre-se:

  • A educação é um direito fundamental garantido pela Constituição Federal.
  • O acesso à educação infantil de qualidade é essencial para o desenvolvimento das crianças.
  • As autoridades competentes têm o dever de garantir que as obras das creches sejam retomadas e concluídas o mais rápido possível.

Esperamos que essa matéria tenha conscientizado a todos sobre a importância de se mobilizar em prol da educação das nossas crianças. Juntos, podemos construir um futuro melhor para elas!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias