A Câmara dos Deputados aprovou a proposta que torna o Dia da Consciência Negra, no dia 20 de novembro, um feriado nacional. O projeto já foi aprovado pelo Senado e segue para sanção presidencial. Se aprovado, ele pode começar a valer já em 2024.
Atualmente, a data já era feriado em seis estados brasileiros e em cerca de 1.200 cidades, o que fazia grande parte das empresas funcionarem normalmente, inclusive a bolsa de valores brasileira. A partir de agora, a data passará a chamar Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
A deputada relatora da proposta, Regiane Bispo, celebrou a conquista e disse que a data ajudará nos esforços de combate ao racismo e promoção de igualdade.
“Talvez pareça a muitos uma iniciativa menor, meramente simbólica. Mas não o é. Porque símbolos são importantes. São datas alusivas ao que o País considera mais relevante em sua história”, disse a deputada.
No entanto, o assunto causou uma divisão de opiniões na Câmara. O deputado Otoni de Paula acredita que a “imposição de um feriado” não fará com que pessoas negras, como ele, se sintam mais respeitados no país. O deputado Professor Paulo Fernando também criticou a medida alegando muitos feriados no mês de novembro.
Feriados:
Pontos facultativos:
Agência Câmara de Notícias